Topo

Reinaldo Azevedo

Publiquei há 11 meses Ibope de agora! Janot, Moro, Dallagnol e aquele outro estão de parabéns!

Reinaldo Azevedo

31/10/2017 08h33

Cobraram-me se não falaria nada sobre a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda, sem simulação de segundo turno. Pois é… Havia outras urgências que pediam meu tempo. Sabem qual é o ponto, minhas caras, meus caros? Eu antecipei esse resultado já em novembro do ano passado, quando afirmei que Rodrigo Janot, Sérgio Moro, Deltan Dallagnol, Carlos Fernando e a trupe toda estavam ressuscitando Lula e o PT.

O resultado está aí.

Acho até engraçado quando me dizem: "Mesmo que seja candidato, Lula não se elege…" Não? Então paguem para ver. É que não haverá essa chance. Isso não anula o desastre provocado pelos extremistas da Lava Jato.

Aliás, uma das piores obras que aquela turma poderia produzir era justamente um Lula sem Lula. Isso traz um potencial de instabilidade maior do que parece.

Vejam os números. Depois de tudo, o líder petista está consolidado nos 35%. E não se enganem: quanto mais apanhar a partir de agora, mais cresce. Se for condenado e ainda for testado numa simulação de voto, há o risco de que cresça.

Jair Bolsonaro vem muito atrás, com 13%. Marina Silva, da Rede, desidratou. Mas voltou a encontrar seu nicho na esquerda. Quando Lula não está na disputa, ela chega aos 15 pontos, empatada com Bolsonaro.

Com Lula na parada, Geraldo Alckmin (PSDB) fica com 5%, mesma pontuação de Luciano Huck (sem partido) e praticamente junto com João Doria (PSDB), com 4%. Ciro Gomes (PDT) obtém 3%.

Sem o petista, além do empate entre Marina e Bolsonaro, tem-se Alckmin com 7% ou 8%, mesmo patamar de Ciro. Doria fica ali pelos 5% ou 6%. Mais uma pesquisa indica que a pré-candidatura não decolou, apesar de toda exposição.  Hora de voltar à prancheta. Há quem fale em tentativa de disputar o governo. Outros sonham até com a chapa puro-sangue "Alckmin-Doria". Se eu tivesse de dar um conselho, recomendaria: Prefeitura de São Paulo! Uma gestão realmente diferenciada na cidade poderia fazer um candidato forte para o futuro.

Espontânea
Mas o que é realmente relevante, a estarem certos os números, é o fato de o petista aparecer com 26% na pesquisa espontânea. O segundo colocado, Bolsonaro, marca notáveis 9%. Entenderam em quais portos 35% do eleitorado já estão ancorados?

Parabéns, Janot!

Parabéns, Moro!

Parabéns, Dallagnol!

Parabéns, Carlos Fernando!

Janot, Moro, Dallagnol e Carlos Fernando: eles são os ressuscitadores de Lula e os pais primitivos da candidatura de Jair Bolsonaro! Que bela obra!

E Parabéns à direita xucra, que, em vez de tornar o discurso liberal algo atraente também para o povo — não para enganá-lo, mas para libertá-lo das amarras do atraso — resolveu:
– caçar tarados;
– flertar com a intervenção militar;
– falar em favor da população armada — no país de mais de 61 mil assassinatos…

Eis aí os verdadeiros gênios da raça, como queria Glauber Rocha de Golbery do Couto e Silva. Ou as "antenas da raça", na expressão de um poeta.

Janot, Moro, Dallagnol e Carlos Fernando: eis os ressuscitadores de Lula e os pais primitivos da candidatura de Jair Bolsonaro. Que obra! É de dar orgulho às próximas gerações.

Pesquisa Ibope? Publiquei esse resultado há quase um ano!

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.