Topo

Reinaldo Azevedo

Apoiadores de Lula concentram-se no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo

Reinaldo Azevedo

05/04/2018 23h09

Dentro do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, uma romaria para prestar apoio ao ex-presidente Lula se instalou na noite desta quinta-feira (5), após a ordem de prisão do petista.

Lula ficou por mais de duas horas isolado dos apoiadores dentro da sala da presidência do sindicato, onde poucos agraciados podiam entrar.

A quem tentava ver o ex-presidente, a resposta era pouco animadora: "Só autoridades, o pessoal da comunicação e do Instituto Lula", orientava o sindicalista responsável por regular a entrada.

Por vezes a regra de "quatro por vez" não era seguida, como quando de uma vez entraram o o criador da Mídia Ninja, Pablo Capilé, os deputados do PSOL Ivan Valente e Luiza Erundina e mais três apoiadores, colocados para dentro pela intercessão do senador Lindbergh Farias.

Por volta das 22h, os seguranças ampliaram o cercadinho com gradis para que Lula pudesse sair da sala mais tarde, o que não havia ocorrido até as 22h30.

Pouco depois, três embalagens de quentinha para o ex-presidente tiveram acesso livre à sala. Do lado de fora, apenas água para os militantes e sindicalistas.

O que Lula fazia lá dentro, além de receber os apoiadores? Discutia com advogados suas possibilidades diante do pedido de prisão do juiz Sergio Moro, entregue nesta quinta, segundo o sindicalista que guardava a porta.

Lula terá que se apresentar em Curitiba até as 17h desta sexta, mas, entre os apoiadores, o "se entregar" era termo proibido. (…)

Leia mais na Folha. Comento logo mais.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.