Topo

Reinaldo Azevedo

Haddad diz que vai 'criar condições' para nova Assembleia Constituinte

Reinaldo Azevedo

28/09/2018 21h22

Em agenda de campanha em Goiânia (GO) nesta sexta-feira, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, afirmou que, caso eleito, pretende "criar as condições" para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, sem entrar em detalhes de como isso ocorreria.

— Já foi mediado, quando o PCdoB passou a integrar a chapa, houve uma alteração no texto (do programa) para criar as condições para a convocação de uma assembleia exclusiva. Mas é criar as condições para uma assembleia exclusiva.

O programa de governo da coligação, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diz que o objetivo é construir "as condições de sustentação social para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, livre, democrática, soberana e unicameral, eleita para este fim nos moldes da reforma política que preconizamos".

Haddad atacou o líder nas pesquisa de intenção de voto, Jair Bolsonaro (PSL). Ele citou a fala crítica do general Hamilton Mourão ao 13º salário, benefício que seria "uma jabuticaba" brasileira. Bolsonaro desautorizou o companheiro de chapa e disse que qualquer discussão sobre isso seria uma "ofensa" ao trabalhador.

— Vejam o que eles estão fazendo. O Alckmin e o Meirelles começaram a reforma trabalhista para tirar direito de vocês. E agora esse Bolsonaro quer tirar o 13º. Olha que ideia de jerico. O 13º está na Constituição Federal. Aí ele falou: "O meu vice não entende de Constituição". Bom, então troca o vice, filho. Escolheu mal, troca o vice — discursou Haddad. (…)

Por Bruno Góes, em O Globo.  Comento mais tarde.

 

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.