Topo

Reinaldo Azevedo

Milhares de manifestantes do #EleNão vão às ruas contra Bolsonaro em 38 cidades do país; para Marina, Bolsonaro começou “a amarelar”

Reinaldo Azevedo

29/09/2018 19h26

Milhares de pessoas se reúnem no Largo da Batata, em São Paulo, contra Bolsonaro (Foto: Nelson Antoine/folhapress)

Milhares de manifestantes estão nas ruas neste sábado em protesto contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Os atos, que partiram do movimento nas redes sociais #EleNão, ocorrem em pelo menos 38 cidades do país , localizadas em 11 estados, e no Distrito Federal. No Rio, o movimento organizado pelas mulheres se reúne na Cinelândia. Em São Paulo, a concentração ocorre no Largo da Batata e em Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto.

Mulheres levam cartazes com os dizeres "Ele Não" – uma campanha que se espalhou pelas redes sociais contra o político. Alguns militantes carregam bandeiras de partidos como PT, PDT e PSOL. Por volta das 17h, a região entre o Teatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça Federal estava tomada por manifestantes, que ocupava, também as escadarias da Biblioteca Nacional.

Em São Paulo, a concentração de manifestantes ocorre no Largo da Batata, na zona Oeste da capital paulista. Pequenas apresentações musicais e discursos ocorrem no alto de um caminhão de som estacionado na avenida Brigadeiro Faria Lima. São vendidas camisetas com mensagens contra Bolsonaro e com a hashtag #EleNão, mote da campanha criada na internet contra o presidenciável.

Estão presentes no Largo da Batata também integrantes de movimentos de juventude partidária, como a União Estadual dos Estudantes Secundaristas, Juventude Socialista, e partidos como PSOL, PSTU, Rede e PT. A candidata à Presidência Marina Silva (Rede) chegou à manifestação por volta de 16h e rebateu o adversário, que insinuou haver fraude nas eleições caso não seja ele o vencedor da disputa para a Presidência. Ela ficou no local por cerca de 40 minutos.

"Parece o discurso de quem está amarelando diante da crítica da opinião pública. No Norte, quando alguém se porta desse jeito, quando pega a bola e tenta encerrar o jogo com a bola na mão, a gente chama isso de amarelar", disse Marina, que tirou foto com manifestantes e não subiu no carro de som.
No Globo

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.