Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro diz que não prorrogará intervenção na segurança pública do Rio

Reinaldo Azevedo

30/11/2018 17h04

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta sexta-feira (30) que não irá prorrogar a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O decreto inédito assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) vence em 31 de dezembro.

"Eu assumindo, não a prorrogarei. Agora, se quiserem falar em GLO [Garantia da Lei e da Ordem], vou depender do Parlamento para assinar a GLO", disse Bolsonaro.

A intervenção foi decretada em 16 de fevereiro para "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública" e só vale para a segurança pública. Na prática, as polícias, os bombeiros e o sistema penitenciário estão sob o comando federal, que nomeou interventor o general Walter Souza Braga Netto, do Exército.

Ela ocorre paralelamente a uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) decretada por Temer em julho de 2017, em meio à grave crise financeira e de segurança pública no Rio e que dá poder de polícia às Forças Armadas no estado também até o fim do ano –esse modelo, porém, sob comando do governo estadual.

Dois fatores ajudam Bolsonaro nesse decisão, que já esperada. (…)

Por Carolina Linhares, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.