Topo

Reinaldo Azevedo

Contra abuso sexual, CNBB vai ampliar grupo proteção de menores

Reinaldo Azevedo

19/03/2019 17h33

O assunto do celibato sacerdotal foi abordado por este blog num longo texto quando colunista na revista Veja, há onze anos, e acredito que, em alguma medida, guarda relação com a questão do abuso sexual por sacerdotes. Aqui o link pra uma série de posts que publiquei recentemente, revisitando o texto original. Na sequência, leia o que vai hoje na Folha:

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) irá ampliar sua Comissão para a Proteção dos Menores na esteira de um apelo papal para que a Igreja Católica tome medidas concretas contra o abuso sexual cometido por clérigos contra crianças e adolescentes.

Até então apagada dentro da entidade e desconhecida mesmo entre integrantes da igreja, a comissão terá seu papel alargado, disse à Folha o presidente na CNBB, cardeal Sérgio da Rocha.

Ele estava entre os quase 200 líderes católicos que se reuniram no Vaticano em fevereiro, para "A Proteção dos Menores na Igreja", encontro que contou com todos os líderes de Conferências Episcopais (instituições como a brasileira CNBB).

 

(…)

A comissão responsável por tratar do tema no Brasil está sob tutela de dom José Negri, bispo de Santo Amaro, diocese que cobre 112 paróquias no estado de São Paulo.

A unidade é vizinha de outra diocese paulista, a de Limeira, que é alvo de investigações tanto do Ministério Público quanto da Justiça canônica.

O bispo local, dom Vilson Dias de Oliveira, é suspeito de tentar extorquir dinheiro de membros do clero (teria pedido, por exemplo, R$ 50 mil a um padre para colocar armários em casa), de aumentar seu patrimônio com recursos desviados da igreja e de acobertar o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica de Santo Antônio, em Americana (SP), após a Folha revelar denúncias de abuso contra menores, em janeiro.

Suspeita-se que dom Vilson tenha feito vista grossa para os crimes do padre, que em troca silenciaria sobre as infrações do superior. Os dois negam quaisquer malfeitos.

Fora a comissão, a CNBB também elaborou um texto com orientações a seu corpo eclesiástico, "Cuidado Pastoral das Vítimas de Abuso Sexual". Com publicação ainda pendente, mas prevista para breve, o documento foi aprovado em outubro pela Congregação para a Doutrina da Fé —setor da Cúria Romana que investiga crimes sexuais praticados por algum membro da igreja.

Também está no calendário a implementação no Brasil de um projeto-piloto do Vaticano, uma espécie de ouvidoria para vítimas de pedofilia. (…)

Leia a íntegra da matéria de Anna Virginia Ballousier, na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.