Topo

Reinaldo Azevedo

O FIM DE BOLSONARO 3: Por que o governo não funciona. E luta anticorrupção

Reinaldo Azevedo

23/03/2019 09h05

Por que o governo Bolsonaro é essa lástima, e algumas de suas figuras centrais, a começar do próprio presidente, atiram contra a reforma da Previdência, sua chance única de não naufragar? Não sei  se notaram: isso a que chamei, posts acima, de "consenso" é sinônimo de "política". E prestem atenção para o que vem agora porque é central para entender as asneiras em curso. A "política" pode ser eficaz sem corrupção ou com ela. Quando as pessoas decentes exigem o combate às práticas corruptas, estamos no terreno da moral, que é dos indivíduos, e da ética, que é relacional.

Se, sob o pretexto de se combater a corrupção, que é indesejada e é um mal, agride-se também o exercício regular da política, destruindo os lugares da representação, obstruindo seus canais de expressão e calando representantes e representados, o que se tem é o colapso do próprio regime democrático. Em seu lugar, entram, como estamos vendo crescentemente, as vozes do que chamo "Partido da Polícia". Um emblema desse momento se viu naquela entrevista coletiva surrealista, com a tropa de procuradores e policiais a disparar acusações contra o ex-presidente Michel Temer, algumas delas nem sequer estão no despacho judicial que autorizou sua prisão. Procedia-se a um julgamento público, com características de linchamento, sem chance, claro!, para a defesa.

Eduardo El-Hage, coordenador da Lava Jato no Rio, sintetizou: "É preciso deixar claro aqui que estranho seria se Michel Temer não tivesse sido preso. A prisão dele é decorrência lógica de todos os crimes que ele praticou durante uma vida inteira, pertencendo a uma organização criminosa muito sofisticada". Como se nota, pouco importa o que o ex-presidente tenha feito ou não. Ele quer meter a política na cadeia, não o político.

Sim. A política pode ser eficaz com corrupção ou sem ela. Exigimos, fundamentados na moral e na ética, que seja sem ela. Mas não existe combate à corrupção sem política. Aí o que se tem é só uma tirania. Necessariamente corrupta.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.