Topo

Reinaldo Azevedo

Brexit: chamem Olavo; cuidará da metafísica nativista dos gases intestinais

Reinaldo Azevedo

29/03/2019 17h15

Theresa May: sua única saída é convocar a ajuda de Olavo de Carvalho, Ernesto Araújo e Jair Bolsonaro.

O Reino Unido quer sair do pesadelo e não consegue. A estupidez venceu por uma pequena margem, mas venceu. Chamem Olavo de Carvalho e Ernesto Araújo para resolver. O Brexit é cara deles. O Brexit é a realização, em larga escala, do que entendem por "nacionalismo" e "antiglobalismo". Afinal, a União Europeia é só mais uma manifestação das forças do capital apátrida casadas com o internacionalismo comunista, a conspirar contra alguns fatalismos que constituem a verdadeira identidade nacional dos povos europeus e cristãos, não é mesmo? Todos sabem que franceses têm de comer queijo; ingleses, peixe com batatas, e alemães, salsicha com alho e chucrute. A União Europeia veio para acabar com a metafísica do gases intestinais autóctones , que constituem a alma de cada povo, de que Olavo e Araújo tratam com tanta propriedade.

Faltou às terras da rainha a sabedoria de Marco Maciel ao interpretar o Conselheiro Acácio, o rei do óbvio: "As consequências vêm depois". Quando o Parlamento aceitou a consulta popular para saber se o Reino Unido deveria ou não permanecer na União Europeia, entregava-se ao indeterminado em tempos em que tudo, muito especialmente o pior, pode acontecer. E aconteceu. A maioria optou pelo desligamento, o chamado "Brexit", contra o qual o governo de David Cameron apostou todas as suas fichas. Ele caiu, e Theresa May se tornou a primeira-ministra, no dia 13 de julho de 2016, justamente para conduzir o desligamento. Nota: ela também votou contra.

O plano de May tem sofrido sucessivas derrotas. Uma das dificuldades está no que fazer com as duas Irlandas, a do Norte, que integra o Reino Unido, e a República da Irlanda, que é independente e permanecerá na UE. Recriar uma fronteira física entre os dois países pode reacender paixões fratricidas separadas por leituras distintas do mesmo Deus. Em 1998, celebrou-se a pax entre a minoria católica e a maioria protestante na Irlanda do Norte, depois de um conflito sangrento que durou 40 anos. Como parte do acordo, desapareceram os controles de fronteira entre os dois países. "Coloquem no lugar o Deus de Trump", sugeriria Araújo…

Mas o que fazer se o Reino Unido cair fora da União Europeia? May negociou um acordo que prevê uma união aduaneira com a Europa, ainda que temporária, para evitar que se voltem a levantar barreiras físicas entre as duas Irlandas. Parte dos parlamentares que votam contra o acordo proposto pela primeira-ministra é mesmo constituída de fanáticos do Brexit. Para eles, trata-se de um truque para tornar o rompimento sem efeito. Mas quem acompanha o debate no detalhe aposta que muitos parlamentares usam a questão irlandesa como pretexto. O ponto: hoje, a maioria do Parlamento gostaria mesmo é que se realizasse uma nova consulta popular. A expectativa é que o Brexit, agora que se conhecem as consequências possíveis, seria derrotado.

Um rompimento unilateral acabaria levando à queda de May. Se não ela, quem? A análise dos mercados é que a opção seria sinônimo de caos e de desastre econômico. Fala-se, claro!, na convocação de uma segunda consulta popular, mas os caminhos legais que a tanto conduziriam também não estão claros. A verdade é que ninguém sabe o que fazer.

É por isso que é chegada a hora de chamar Olavão, Ernesto Araújo, Steve Bannon e, bem, Eduardo Bolsonaro, outro teórico do novo nacionalismo.

A União Europeia é uma das bestas-feras dos chamados antiglobalistas, seita a que se filiam esses notáveis pensadores. A peça de resistência da campanha em favor do Brexit consistiu em acusar a legislação transnacional da UE de sufocar os valores profundos da população do Reino Unido. Quais? Isso não era dito. A maioria se convenceu de que tinha de "mudar isso daí". E o Brexit venceu. As consequências viriam, e já chegaram, depois.

E agora?

Arron Banks, o falastrão que se tornou a voz mais estridente do Brexit, sumiu do noticiário.

Chamem Bolsonaro. Ele tem uma mensagem para o Parlamento do Reino Unido: "Conhecereis a verdade, e ela vos libertará da União Europeia"…

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.