Topo

Reinaldo Azevedo

O X DA REFORMA 3: Não há item essencial que conte com ao menos 50% de votos

Reinaldo Azevedo

10/04/2019 00h19

Nada menos de 58% do conjunto dos deputados ouvidos discordam de um item considerado essencial por Paulo Guedes: a idade mínima para a aposentadoria. Só 35% concordam. A proposta de capitalização, como a queria o ministro da Economia, também deve ser mandada para a gaveta: só 29% a aceitam, contra 54% que a rejeitam. Enormes 63% querem mudar as regras de transição; no grupo oposto, apenas 28%. Recusam a parte do texto que trata da aposentadoria rural estupendos 74%, contra apenas 20%. O item só perde em rejeição para as alterações propostas no Benefício de Prestação Continuada — o mínimo pago a idosos em situação de miséria a partir dos 65 anos: 76% a 19%. E, igualmente, rejeita-se o pacote para a Previdência dos militares, conforme antevi aqui tantas vezes: 69% a 19%. Não custa lembrar: uma emenda constitucional precisa ser aprovada por três quintos dos votos: 308 deputados.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.