Topo

Reinaldo Azevedo

LULA, O JULGAMENTO 1: STJ mantém condenação, muda pena e ignora aberração

Reinaldo Azevedo

23/04/2019 23h01

Turma do STJ julga recurso de Lula: questão fundamental para o Estado de Direito foi ignorada

Será mesmo que o STJ enfrentou e destruiu os argumentos da defesa de Lula contra a confirmação de sua condenação, ainda que com redução substancial da pena? Huuummm… Acho que não. Quando o jornalismo vira torcida, quem perde, em princípio, é o público porque, afinal, a imprensa tem de ser algo mais do que a opinião da sua mãe, do seu tio, dos amigos do churrasco ou daquele grupo de WhatsApp formado em razão de vínculos que não são o apreço pela precisão da informação. Todos estamos, querendo ou não, em ao menos um deles. Por ali, todo mundo fala sobre todo e qualquer assunto, e quase ninguém tem razão. Como costumo dizer, opinião é como cotovelo, como joelho, como traseiro, como orelha — esta muito especialmente: todo mundo tem. A questão é saber se a coisa é fundamentada ou não. O fato: STJ manteve a condenação, reduziu a pena, mas ignorou um aberração.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.