Topo

Reinaldo Azevedo

Barroso: de ex-esquerdista dos costumes a voz da extrema-direita populista

Reinaldo Azevedo

26/04/2019 08h14


Barroso e a toga do chamado "Direito Esvoaçante". Exuberância contra o próprio tribunal

O Supremo Tribunal Federal já tem um corregedor. Chamara-se Roberto Barroso. E ele prefere exercer a sua atividade nos EUA. Leio na Folha o seguinte:
Em discurso forte durante palestra nos Estados Unidos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso afirmou que a corte está sob ataque e vive um momento de descrédito porque, na percepção da sociedade, alguns de seus colegas atuam como obstáculo no combate à corrupção no Brasil.
Sem nominar nenhum dos outros dez magistrados que dividem com ele o plenário do STF, Barroso disse nesta quinta-feira (25) que há um sentimento em grande parte da sociedade de que o Supremo protege a elite corrupta do país e que, por isso, tem perdido confiança e credibilidade.
"A pergunta que me faço frequentemente é por que o STF está sob ataque, por que está sofrendo esse momento de descrédito. Bem, o que acho que está acontecendo é que há uma percepção em grande parte da sociedade e da imprensa brasileira de que o STF é um obstáculo na luta contra a corrupção no Brasil", disse o ministro durante palestra na Universidade de Columbia, em Nova York.
(…)

Comento
Observem que o ministro põe, de um lado, ele próprio, a imprensa e a tal "grande parte da sociedade" e, do outro, os que não votam de acordo com os seus desígnios.

Barroso é a voz mais estridente da Lava Jato no Supremo e nunca deu um pio contra as agressões de que o tribunal tem sido vítima. Ao contrário. Ele, na verdade, justifica os ataques porque se considera imune às agressões.

Que tipo curioso!

Chegou ao tribunal incensado pelas esquerdas — especialmente os setores mais ligados à militância em favor da diversidade de costumes — e é hoje uma estrela reluzente nas páginas da extrema-direita populista.

Observem que ele mudou a sua ladainha. O Roberto Barroso da diversidade é agora a espada flamejante da moralidade.

Se um dia resolverem depredar o Supremo, convém não deixar o ministro perto de uma pedra.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.