Topo

Reinaldo Azevedo

Marketing em construção: Bolsonaro testa o estilo “Jairzinho Paz e Amor”

Reinaldo Azevedo

30/05/2019 05h12

O presidente Jair Bolsonaro fala com a imprensa após participar de almoço com comandante da Marinha (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer a linha descontraído, optando por aparições-relâmpago. Isso gera notícia na certa. Cá estou eu a comentar o assunto. Apareceu de surpresa numa sessão solene da Câmara em homenagem ao comediante Carlos Alberto de Nóbrega, que comanda o programa "A Praça É Nossa". Essa legislatura que aí está pode inspirar a criação de muitas personagens. Até as comédias no estilo pastelão teriam ali uma fonte inesgotável de referências.

Também fora da agenda, Bolsonaro foi a um almoço de aniversário do comandante da Marinha, Ilques Barbosa Júnior. Indagado a respeito desse comportamento, apelou a uma tirada de sotaque filosófico: "Tem uns momentos aí que tem que prestigiar os colegas, reconhecer o trabalho de outros como o caso do Carlos Alberto de Nóbrega. E a vida continua". O colega deve ser o militar aniversariante, não o comediante, né? Não entendi esse "a vida continua" para encerrar a declaração. Mas ok. A vida continua.

Já em clima de "Pacto do Itararé" — aquele que será sem nunca ter sido —, afirmou o seguinte sobre as mudanças feitas pelo Congresso na MP 870, que reestrutura o governo:
"Eu vou sancionar tudo. O Parlamento agiu legitimamente corrigindo o que eles achavam que tinham que corrigir. O Coaf continua no governo".

Bem. Continua, não é mesmo?

Nas redes sociais, já havia comentado:
"Aprovada ontem [terça], no Senado, a MP 870. Redução dos ministérios mantida. Saldo positivo! Demos um passo importante para a redução do estado, compromisso que assumimos desde o início. Parabéns a todos pela consciência do momento de mudança e renovação que estamos vivendo".

Melhor esse Bolsonaro do que o das caneladas? Bem, isso é inegável.

Esse novo estilo ainda não é o homem. Há aí um claro trabalho de marketing em construção. O governo, no entanto, será medido por suas ações e pelas reações nos momentos de contrariedade.

Foi uma quarta-feira de Jairzinho Paz e Amor. A menos que eu tenha perdido algo, Dudu e Carloucho não tentaram botar fogo no circo.

Mas Flávio… Ah, esse pode, sim, devolver o presidente a momentos de pavor.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.