Topo

Reinaldo Azevedo

MORO NO SENADO 5: Ex-juiz terá de responder àquilo que não tem resposta

Reinaldo Azevedo

19/06/2019 08h01

Vamos ver como vai atuar Sérgio Moro em seu depoimento ao Senado. O esforço em curso, incluindo o de alguns órgãos de imprensa, é para desacreditar os diálogos, não reconhecendo a sua autenticidade — o que é piada — e acusar uma espécie de conspiração para tirar Lula da cadeia. O ministro pretende driblar o fato de que indicou uma testemunha contra o réu ao órgão acusador; que condescendeu com uma sugestão para falsificar uma denúncia para prejudicar esse réu — sim, estou falando de Lula —; que aquiesceu com uma manobra para ligar o ex-presidente a uma fraude milionária na Petrobras para driblar a fraqueza da denúncia; que acatou um truque da Lava Jato para deslocar para Curitiba a investigação sobre o apartamento de Guarujá, que nada tinha a ver com os contratos da Petrobras — como admitiu o então juiz em embargos de declaração —; que orientou a força-tarefa no trabalho de desacreditar a defesa; que se meteu até mesmo na orientação das fases da dita operação.

Obviamente, esse não é o papel de um juiz. Tal comportamento incide no que dispõe o Inciso IV do Artigo 254 do Código de Processo Penal, a saber:
"O juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes se tiver aconselhado qualquer das partes"

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.