Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro quer saber dados de desmatamento do INPE antes da sua divulgação

Reinaldo Azevedo

22/07/2019 19h00

Três dias depois de criticar a divulgação de dados sobre desmatamento pelo Inpe(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta segunda-feira (22) "disciplina e hierarquia" para publicação das informações. Ele disse que não quer ser "pego de calças curtas" com questões importantes que podem prejudicar negociações comerciais do Brasil.

"Você pode divulgar os dados, mas tem que passar pelas autoridades até para não ser surpreendido. Até por mim, eu não posso ser surpreendido por uma informação tão importante como essa daí. Eu não posso ser pego de calças curtas. As informações têm que chegar a nosso conhecimento de modo que nós possamos tomar decisões precisas em cima dessas informações."

Os dados produzidos pelo projeto Deter —aos quais Bolsonaro se refere—​ são diariamente enviados ao Ibama.

Na sexta-feira (19), Bolsonaro criticou o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, por causa dos dados recentes sobre desmatamento. Segundo esses dados preliminares de satélites do Inpe, mais de 1.000 km² de floresta amazônica foram derrubados na primeira quinzena deste mês —um aumento de 68% em relação a julho de 2018. (…)

Por Talita Fernandes, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.