Topo

Reinaldo Azevedo

Direção da PF contraria Bolsonaro sobre troca de superintendente no Rio

Reinaldo Azevedo

15/08/2019 20h29

A Polícia Federal contrariou o presidente Jair Bolsonaro que, numa entrevista nesta quinta-feira, anunciou a exoneração do superintendente da PF no Rio de Janeiro, Ricardo Saadi , por supostos problemas de "gestão" e "produtividade". Segundo a direção da polícia, a substituição de Saadi já estava prevista há algum tempo e nada tem a ver com o desempenho profissional dele.

"A troca da autoridade máxima do órgão no estado já estava sendo planejada há alguns meses, e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo", diz em nota a Polícia Federal. O texto foi divulgado pelo Ministério da Justiça.

"A substituição de superintendentes regionais é normal em um cenário de novo governo. De janeiro para cá, a PF já promoveu a troca de 11 superintendentes", explica a polícia. No texto, a direção da PF confirma que o superintendente da PF em Pernambuco, Carlos Henrique Oliveira Sousa, ocupará a vaga de Saadi.(…)

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Edvandir Paiva, criticou a interferência de Bolsonaro na instituição.  Com uma longa carreira na instituição, o delegado disse não se lembrar de nenhum caso em que o chefe do Executivo tenha descido a detalhes da administração interna da polícia.

– Não cabe ao presidente da República indicar ou trocar cargos internos da Polícia Federal. Os cargos internos são preenchidos pelo diretor-geral. Acho que foi bastante estranha essa declaração dele (Bolsonaro). A Polícia Federal é um órgão de Estado, não do governo dele. Ele pode indicar o diretor-geral, não os demais cargos internos – disse Paiva ao GLOBO.(…)

Por Jailton de Carvalho, em O Globo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.