Topo

Reinaldo Azevedo

STF autoriza extradição à Espanha de condenado por matança nos anos 70

Reinaldo Azevedo

15/08/2019 15h27

O Supremo Tribunal Federal autorizou na terça-feira a extradição para a Espanha do ultradireitista Carlos García Juliá, que seu país reclama para que cumpra os 3.855 dias de prisão que lhe restam por ter participado da matança de Atocha, o assassinato em Madri de cinco advogados trabalhistas de esquerda em 1977, nos primeiros anos da transição. Garcia Juliá, que tinha 24 anos quando participou dos assassinatos, estava em liberdade condicional quando fugiu da Espanha há quase três décadas. Foi preso pela Polícia Federal em São Paulo em 6 de dezembro do ano passado, dia da Constituição espanhola. O STF adotou a decisão por unanimidade, segundo nota da Procuradoria-Geral da República.

García Juliá, antigo militante do partido ultradireitista Fuerza Nueva, vivia em São Paulo, onde trabalhava como motorista do Uber, camuflado por uma falsa identidade venezuelana. A Procuradoria-Geral da República recorda que foi condenado em 1980 a 193 anos de prisão pelo assassinato de cinco pessoas, pela tentativa de matar outras quatro e por porte de armas. A pena foi limitada aos 30 anos então previstos como máximo pela lei espanhola. Em 1991, obteve a liberdade condicional. A condenação foi imposta pela Audiência Nacional, tribunal que pediu ao Governo espanhol iniciar os procedimentos para que fosse repatriado.(…)

Por N.Galarraga Gortázar, no El País.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.