Topo

Reinaldo Azevedo

Extrema-direita na rua: 136, 88, 46 cidades. Próximo número pode ser 16...

Reinaldo Azevedo

26/08/2019 07h31

Devotos da Lava Jato se concentram em frente ao Masp, na Avenida Paulista (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Você quer um lead vistoso, para dar a impressão de que, neste domingo, o país foi às ruas em defesa de Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e da Lava Jato? Pois não! Houve manifestações em defesa da tropa e contra o STF em 21 Estados e no DF, segundo o G1, alcançando 46 cidades… Em algumas, não mais do que meia-dúzia de gatos pingados. Em São Paulo, era preciso apelar ao ângulo das câmeras para fingir que dois quarteirões eram toda a Avenida Paulista.

Notem como os eventos da extrema-direita estão em declínio. Se quiserem, até faço uma contabilidade rápida.

Desde que Bolsonaro chegou ao poder, houve seis grandes manifestações: três da esquerda, três da direita. Em todas, os adversários do governo levaram vantagem.

No dia 15 de maio, milhares de pessoas protestaram principalmente contra o corte de verbas na educação em ao menos 222 cidades. Os bolsonaristas responderam no dia 26 daquele mês com uma manifestação de fôlego, sim, mas mais modesta: registraram-se protestos em 156 municípios.

No dia 30 seguinte, ainda com foco na educação, mas também mirando na reforma da Previdência, os cinquenta tons de vermelho voltaram a ocupar as ruas: em 136 cidades. Em 30 de junho, bolsonaristas, moristas, golpistas — havia cartazes pregando, afinal, que os soldados tomassem o Supremo — se manifestaram em 88 cidades.

No dia 13 deste mês, novos protestos das esquerdas contra cortes de verbas na educação e contra a reforma da Previdência: em 85 cidades de 26 Estados. A extrema-direita voltou a campo agora e leva uma nova surra de público.

Se número fosse argumento absoluto, poder-se-ia dizer que a esquerda como a extrema-direita estão em declínio, mas que está se encontra em pior situação. Mas nem o esquerdista mais otimista ousaria chegar a essa conclusão.

Uma coisa, no entanto, é certa: aquele "espírito do tempo" que elegeu Bolsonaro já era. Há esforços aqui e ali — e a Lava Jato se move desesperadamente neste sentido — para resgatá-lo, mas já era! Acabou a festa!

Até setores do bolsonarismo estão descobrindo que é preciso governar o Brasil. Não se administra o país só na base do berreiro e da demonização do Supremo.

136, 88, 46… Queda de 35,3% da segunda para a primeira e de 47,7% da terceira para a segunda… Nesse ritmo, a próxima convocação da extrema-direita pode gerar algum barulho em 16 cidades, 18 quem sabe…

Política não é matemática, claro! Mas a matemática existe. Deixo para os "çábios" do extremismo a tarefa de desvendar a conta…

É verdade! A esquerda também não tem o que comemorar com seus números. Mas ela foi derrotada nas urnas. Pergunte a si mesmo e responda se as ruas hoje dariam a vitória relativamente folgada a Bolsonaro.

Sim, há especificidades nos eventos deste domingo. Tratarei do assunto.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.