Topo

Reinaldo Azevedo

Trump diz estar "armado e carregado" contra inimigos da Arábia Saudita

Reinaldo Azevedo

16/09/2019 15h06

O presidente dos Estados Unidos disse que o país está "armado e carregado" ("locked and loaded") para retaliar com uma ação militar os ataques contra o maior centro produtor de petróleo do mundo, na Arábia Saudita, após um ataque de drones diminuir em 50% a produção do reino.

O governo americano divulgou fotografias de satélite mostrando ao menos 17 pontos de impacto em várias instalações de energia da Arábia Saudita.

Os ataques contra os sauditas vieram do norte ou noroeste do país, o que indicaria que os drones e mísseis vieram da direção do norte do Golfo Pérsico, Irã ou Iraque, e não do Iêmen, onde a milícia houthi apoiada pelo Irã, que assumiu a responsabilidade pelos ataques, opera.

Autoridades do governo, em um briefing para repórteres e também em entrevistas separadas no domingo, disseram que uma combinação de drones e mísseis de cruzeiro – "muitos deles", poderia ter sido usada. Isso indicaria um grau de ataque, precisão e sofisticação além da capacidade dos rebeldes houthis sozinhos.

Trump não citou diretamente o Irã em seu comentário no Twitter, mas autoridades americanas confirmaram ao jornal New York Times que os relatórios de inteligência indicam os iranianos como os prováveis culpados pelos ataques a importantes instalações petrolíferas da Arábia Saudita no fim de semana.(…)

No Estadão.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.