Topo

Reinaldo Azevedo

PF indicia funcionários da Vale e Tuv-Sud por tragédia em Brumadinho

Reinaldo Azevedo

20/09/2019 14h29

Treze funcionários da Vale e da Tuv-Sud foram indiciados por crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos com relação ao rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

O resultado da primeira parte do inquérito da Polícia Federal foi apresentado nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte. A tragédia deixou 249 mortos e 21 pessoas seguem desaparecidas, até o momento.

Entre os indiciados, sete são funcionários da Vale e seis da Tuv-Sud, a empresa alemã responsável por atestar a estabilidade da estrutura. Além deles, a PF também indiciou as duas empresas pelos crimes. Todos eles concorreram para que os crimes fossem praticados, segundo a investigação. Nenhum dos indiciados pertence à cúpula da mineradora.

Os crimes teriam ocorrido em três momentos, em junho e duas vezes em setembro de 2018, quando as empresas elaboraram relatórios atestando a estabilidade e segurança da estrutura e os apresentaram a órgãos de fiscalização.

"Eu tenho plena convicção que a tragédia humana poderia ter sido evitada, a ambiental talvez não. A mancha do dam break (estudo que prevê inundação) passava em cima daquela população —escritórios, pela pousada Nova Estância", afirma o delegado Luiz Augusto Pessoa Nogueira.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.