Topo

Reinaldo Azevedo

Garimpeiros buscam Onyx para impedir queima de equipamentos pelo Ibama

Reinaldo Azevedo

08/10/2019 14h23

Garimpeiros devem se encontrar nesta terça-feira (8) com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, segundo fontes ligadas ao governo. O encontro pode iniciar uma articulação para mudar o texto do decreto que autoriza agentes de fiscalização do Ibama a destruírem equipamentos usados em atividades ilegais.

Em áudios de Whatsapp revelados pela Folha – nos quais o ex-senador Ernandes Amorim previne garimpeiros sobre fiscalização do Ibama – o ex-senador fala com um grupo de garimpeiros de diversos estados.

"Tem muita gente aí, coitados, que diz que 'agora liberou, vamos tomar cachaça, fazer festa'; mas não liberou", diz, orientando o grupo de garimpeiros para que cuidem das suas máquinas e não esperem dos políticos.

"Estou ouvindo aí vocês falarem mal de político (…). Mas não é o Bolsonaro dizer uma palavra dele, 'eu vou fazer isso, vou fazer aquilo', se o próprio Congresso , o próprio povo não estiver marchando no mesmo sentido", continua.(…)

Embora tivesse prometido em um vídeo nas redes sociais que não autorizaria a queima de equipamentos, a alteração feita por Bolsonaro no decreto 6.514/2008 não mudou o artigo que trata da destruição de equipamentos.

Amorim sugere uma articulação entre os ministros da Casa Civil e de Minas e Energia com os parlamentares da Comissão de Minas e Energia para que o decreto seja alterado – seja pelo Executivo ou através de um requerimento feito por deputados.

"Para não ter que anular, fazer outro, então mexe na redação dele, tira alguns empecilhos que tem, para que o povo comece a trabalhar", diz.(…)

Por Ana Carolina Amaral, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.