Topo

Reinaldo Azevedo

Para o IBGE, Uber, Netflix e Spotify passam a integrar cálculo de inflação

Reinaldo Azevedo

11/10/2019 18h52

O cálculo do IPCA, índice oficial de inflação no país será atualizado e passará a considerar novos hábitos de consumo da população, como serviços de streaming (como Netflix e Spotify), transporte por aplicativo (como Uber e 99) e até produtos de higiene para animais domésticos. A nova fórmula entra em vigor a partir de janeiro de 2020.

A principal mudança, segundo informou nesta sexta (11) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é que os gastos com transporte passam a ter peso maior do que as despesas com alimentação. A revisão é baseada na POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), divulgada na semana passada pelo instituto.

Realizada entre 2017 e 2018, a pesquisa detectou mudanças nos padrões de gastos dos brasileiros. Pela primeira vez, as famílias têm separado parcela maior do orçamento para se locomover do que para comer.

No último levantamento, de 2008 e 2009, o peso dos dois era quase o mesmo, com leve vantagem ara alimentação. De acordo com o IBGE, a revisão tem o objetivo de adequar o cálculo da inflação aos novos hábitos de consumo dos brasileiros.(…)

Por Nicola Pamplona, na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.