Topo

Reinaldo Azevedo

Sem falar em prazo, secretário da OCDE diz que Brasil avançou em requisitos

Reinaldo Azevedo

11/10/2019 16h48

O Brasil está avançado em 82 dos 253 requisitos exigidos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a adesão ao organismo e trabalha atualmente em outros 66 itens, o que confirma a posição do País como mais adiantado candidato. A avaliação foi feita nesta sexta-feira, 11, pelo secretário-geral adjunto da OCDE, Ludger Schuknecht, em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast.

"Isso representa cerca de 60% do esforço. Isso é realmente muito bom", afirmou Schuknecht, após participar do encerramento de um simpósio promovido pela OCDE em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio.

O secretário adjunto da OCDE evitou fazer comentários sobre o lado político da adesão do Brasil ao organismo multilateral. Schuknecht limitou-se a ressaltar que, na quinta-feira, as autoridades americanas reafirmaram o apoio à entrada do Brasil.(…)

O avanço na parte técnica da adesão facilita e acelera a adesão após o sinal verde político, reconheceu Schuknecht. Ainda assim, o representante da OCDE evitou falar em prazos, quando questionado sobre o tempo que levaria, dado o nível do avanço brasileiro, para completar a adesão após o início formal do processo de entrada.(…)

Por Vinícius Neder, no Estadão.

Leia também análise do pleito pelo ingresso na OCDE neste blog:

Aplaudo Pompeo por desprezar Bolsonaro: OCDE em vez de OMC era mau negócio

Trump deu, sim, olé em Bolsonaro; resta ao Mito cantar "Cilada", do Molejo

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.