Topo

Reinaldo Azevedo

Greenpeace simula derramamento de óleo no calçadão do Palácio do Planalto

Reinaldo Azevedo

23/10/2019 13h33

Integrantes da ONG Greenpeace fizeram, na manhã desta quarta-feira (23), um protesto em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, contra as manchas de óleo que já chegaram ao menos 200 pontos do litoral do Nordeste.

Os manifestantes simularam um derramamento de petróleo no calçadão do palácio, onde o presidente Jair Bolsonaro (PSL) despacha. Ainda que pacífico, o protesto terminou com 19 ativistas detidos. Eles foram levados ao 5º DP da capital federal para averiguação.

"No final da manifestação, negociamos a nossa saída. Saímos do local do protesto em fila indiana. Quando o grupo já estava indo embora, acabou sendo detido pela Polícia Militar", disse Tica Minami, diretora de Campanhas do Greenpeace Brasil.(…)

Para formar as poças de petróleo, os ativistas despejaram no chão um líquido feito com uma mistura de amido de milho, farinha de tapioca, óleo de amêndoas, água e corante. Segundo a ONG, a substância pode ser facilmente retirada com água.

O presidente interino, Hamilton Mourão, criticou a atitude dos manifestantes. "Vou convidar o Greenpeace para recolher óleo lá em vez de jogar óleo aqui, pô", afirmou em tom de brincadeira.(…)

Por Dhiego Maia, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.