Topo

Reinaldo Azevedo

Senadora se declara presidente da Bolívia, mesmo sem quórum no Parlamento

Reinaldo Azevedo

12/11/2019 21h03

Apesar de não ter havido quórum nem na Câmara de Deputados nem no Senado, a senadora Jeanine Áñez se declarou presidente da Bolívia.

Segundo a interpretação que apresentou do regimento do Senado, "ante a renúncia do presidente e do primeiro vice-presidente do Senado, o regimento da Câmara dos Senadores permite que eu assuma o comando do Estado para garantir a transição", disse.

Senadora Jeanine Añez durante sessão nesta terça-feira (12) – Carlos Garcia/Reuters
"Assumo a Presidência do Estado", disse a senadora, poucos minutos antes das 19h (20h em Brasília). "A Bolívia precisa ser livre, pacificada e democrática. Minha prioridade é convocar eleições o mais cedo possível."

Ao final de seu pronunciamento, os senadores presentes na sala celebraram com gritos de "Bolívia, Bolívia" e entoaram o hino nacional.

A falta de quórum se deu principalmente por causa da ausência de legisladores do MAS, partido de Evo Morales. No entanto, alguns congressistas podem ter encontrado dificuldades para comparecer ao local, já que parte das vias do país está bloqueada, incluindo a estrada que liga o aeroporto a La Paz.(…)

Na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.