Topo

Reinaldo Azevedo

Senado aprova acordo em Brasil e EUA para uso da base espacial no Maranhão

Reinaldo Azevedo

13/11/2019 12h01

O Senado aprovou nesta terça-feira (12) um decreto legislativo sobre o acordo de salvaguardas tecnológicas firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos que permite o uso comercial da base de Alcântara (MA) para o lançamento de satélites, mísseis e foguetes americanos.

O decreto legislativo foi aprovado simbolicamente e será promulgado. O texto já havia sido aprovado pela Câmara em outubro.

O acordo, negociado por mais de 20 anos, foi assinado em março durante visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Segundo estimativas do Ministério da Defesa, o Brasil poderá faturar até US$ 10 bilhões (cerca de R$ 41 bilhões) por ano alugando a base para lançamentos.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.