Topo

Reinaldo Azevedo

"Negros são mortos por serem maioria no tráfico", diz deputado Cel. Tadeu

Reinaldo Azevedo

20/11/2019 12h11

O deputado que, nesta terça (19), quebrou uma placa em uma exposição da Câmara em homenagem à Consciência Negra afirmou que as mortes de jovens negros por policiais podem ser explicadas pela maior presença de negros no tráfico de drogas.

"O tráfico absorve uma boa parte das pessoas que moram nas comunidades, e a maioria dessas pessoas é de origem negra. Então, portanto, o resultado disso é que, em confronto com policiais, as [pessoas] que estão no tráfico acabam sendo vitimadas no confronto. E aí, se a maioria é negra, o resultado só pode ser esse", afirmou Coronel Tadeu (PSL-SP) à Folha.

A placa em questão trazia uma charge denunciando mortes de jovens negros pela polícia. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2019 mostram que 75,4% dos mortos em intervenções policiais são negros.

Coronel Tadeu afirmou que não teme ser punido no Conselho de Ética. Acusado de racismo pela oposição, disse que não tem atitudes racistas.

"Claro que eles [a oposição] faz o jogo deles, e eles vão me acusar de racista, fascista, tudo que é 'ista'. Eu não preciso estar bem com eles, eu preciso estar bem com minha consciência", afirmou.(…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.