Topo

Reinaldo Azevedo

Biscaia: uma vez petista, sempre petista

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h57

Huuummm… Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI dos Sanguessugas, já está começando a queimar o filme. Protestei ontem aqui que tenha sido ele o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, e não Raul Jungmann (PPs-PE) ou Fernando Gabeira (PV-RJ). Se é para falar com quem está ditando o ritmo da CPI dos Sanguessugas, então é com um dos dois. Biscaia, a despeito de suas qualidades pessoais, é um petista. E deve obrigações a essa igreja. Hoje, ele está dizendo ser contra a convocação de ex-ministros da Saúde. É mesmo? Contra por quê? O principal acusado de receber propina dizia, segundo o depoimento de um dos implicados, falar em nome de Humberto Costa. A representante declarada da Planam na pasta da Saúde era amiga de Saraiva Felipe — ele próprio acusado de ser autor de uma emenda fraudada. Cheirou-me muito mal a afirmação de Biscaia no Roda Viva sobre a politização das CPIs. Ela me pareceu fora de esquadro. Eu também acho que comissões de inquérito não devem virar guerra partidária. Mas elas serão sempre políticas: é por isso que se chamam "Comissão Parlamentar de Inquérito". Ou a investigação não seria conduzida pelo Legislativo. Quer dizer que, agora, para "despolitizar" a CPI, o doutor Biscaia não se incomodaria em atropelar os fatos? Como é mesmo:? "Uma vez flamengo, sempre flamengo…" — e só uma graça com o hino… Os flamenguistas não se ofendam.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.