Topo

Reinaldo Azevedo

Constituinte: bobagens dos “cientistas políticos”

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h55

Leiam no noticiário on line do Estadão o que diz Fernando Abrúcio, cientista político da PUC-SP e da FGV-SP, sobre a convocação de uma Constituinte para fazer a reforma política. Ele é favorável, o que é uma prova evidente de que não sabe o que diz, uma vez que a convocação da Constituinte seria, vejam só, inconstitucional. Abrúcio é uma figura interessante. No auge do mensalão, via uma crise sem precedentes no país. Quando Lula começou a recuperar a sua popularidade, ele passou a ficar muito severo com a oposição. Suas opiniões nos jornais de TV iam variando de acordo com a curva do Ibope. Ele acredita que a Constituinte seria útil para debater também outros temas. Vale dizer: ele não só quer a sua convocação, como gostaria de ver ampliado o seu objeto. Indagado se ela poderia criar um choque com o Congresso, o "cientista político" dá uma resposta que ficaria melhor ao cangaço político. Segundo ele, a resposta seria "muito simples". Bastaria dizer ao Congresso regular: "Vocês não fizeram nada até agora". Outro companheiro seu nas duas universidades, Marco Antonio Carvalho, também acha a idéia boa. "Os que alegam risco de quebra das regras constitucionais esquecem que um debate como este envolve entidades e toda a sociedade, não se restringindo apenas aos debates legislativos. A Constituinte devolve o debate para a sociedade, por isso é saudável que se uso este instrumento para executar as reformas que o País tanto aguarda." Não entendi o que ele quis dizer e duvido que ele tenha entendido. Quem disse a ele que o risco parte dos "debates legislativos"? Ele tem origem justamente nas "entidades de toda a sociedade", que se organizam em corporações para assaltar a institucionalidade. Que diabo esses caras estão ensinando aos alunos? 1) A Constituinte é inconstitucional; 2) Não se convoca uma Constituinte ao sabor da vontade dos mandatários de plantão. Ela supõe sempre o rompimento da ordem vigente. Isto que estou escrevendo é ciência política. Responder ao Congresso "vocês não estão fazendo nada" ou é golpe ou so é bobagem. Ademais, ignorar que Hug Chávez e Evo Morales recorreram a este mesmo expediente na América Latina é ignorância ou má-fé. Texto do Estadão on line aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.