Topo

Reinaldo Azevedo

Constituinte golpista foi para o brejo

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h52

Viram só? Quando brinco que a gente sempre falará mal do PT por bons motivos ainda que não saiba bem por quê é que tenho em mente coisas como esta da Constituinte. Na quarta-feira, Lula disse que precisava de uma Constituinte para fazer a reforma política porque parlamentares legislariam em causa própria. Tarso Genro disse o mesmo. A tese não colou. Então… Por Eduardo Scolese e Pedro Dias Leite na Folha de hoje: "Cinco dias após ter defendido uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política, o Palácio do Planalto recuou ontem publicamente da idéia. Diante da pressão da oposição e de outros setores da sociedade, o governo decidiu encampar a sugestão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de que a reforma seja realizada pelos deputados e senadores. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em xeque a possibilidade de o Congresso aprovar uma reforma política que 'possa contentar os anseios da sociedade'. Segundo o petista, parlamentares tenderiam a votar de acordo com seus próprios interesses. Foi o próprio Lula quem levantou a idéia da Constituinte, em encontro com um grupo de advogados que tinham ido ao Planalto para se unir ao governo contra os 'abusos' das CPIs. Agora, o Planalto diz que o que vale não é mais a forma de aprovação da reforma, e sim a discussão na sociedade sobre sua necessidade. A convocação de uma Constituinte agora é tratada com cautela. 'Essa Miniconstituinte só seria possível se tivesse um consenso efetivamente forte na sociedade entre os partidos, mas a Miniconstituinte não é imprescindível para fazer a reforma. Se tiver uma vontade política forte e pegarmos um Congresso renovado, vamos acreditar que seja possível fazer', disse ontem o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), logo após ter sido informado sobre a decisão do Conselho Federal da OAB de rejeitar uma Constituinte exclusiva." Clique aqui para ler mais

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.