Topo

Reinaldo Azevedo

Furlan acena com desvalorização do real

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h17

O ex-ministro Antonio Palocci achava engraçada uma tautologia com que procurava brindar os ouvidos dos que o achavam muito sério e responsável: "O chato do câmbio flutuante e que ele flutua". Agora leiam isto: "O presidente Lula está convocando as diversas áreas do governo para que apresentem soluções e para que ele possa tomar uma decisão". É o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) falando justamente sobre o assunto numa coletiva que deu hoje à tarde depois de participar da abertura da Francal 2006, feira internacional de calçados e produtos de couro. É o setor industrial que mais tem sofrido com a valorização do real. Segundo Furlan, Lula já conversou com Dilma Roussef (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda) sobre a necessidade de dar resposta a alguns setores exportadores. Vamos ver. A desvalorização do dólar é um dos principais fatores que seguram o poder de compra dos salários. No curto prazo, é um ativo eleitoral e tanto; no longo, pode fazer um mal imenso a "este país". Ocorre que Lula disputa eleição agora, e não depois.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.