Topo

Reinaldo Azevedo

Lula de chuteiras no New York Times

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h23

Larry Rother, aquele jornalista do New York Times que já associou Lula à cachaça, o que quase lhe custou a expulsão do Brasil, fala do presidente de novo na edição desta terça do jornal. Ele observa que o petista pega carona na Seleção e destaca uma frase em que relaciona seu próprio desempenho ao do time no jogo contra a Croácia: "Como no futebol, não vamos chorar pelos gols que a gente não fez ontem". Num outro trecho da matéria, Rother lembra uma fala de Lula em que o futebol veio em seu socorro. Quando o ministro Atonio Palocci estava cai não cai, o capitão da equipe chutou: "Por que mexer com o Palocci? Seria o mesmo que tirar o Ronaldinho do Barcelona". Bem, o Gaúcho continua a ser uma grande estrela na Espanha (fraco na Seleção!), e o ministro da Fazenda levou uma bola nas costas de um, como disse o Apedeuta, "simples caseiro". Rother não fez por menos e lembrou a resposta que Ronaldo, o dito Fenômeno, deu a Lula quando o presidente-boleiro indagou Parreira sobre a sua gordura: "Todos dizem que ele bebe muito". O jornalista do NYT rememora episódio famoso atribuído ao treinador João Saldanha quando o ditador Emílio Médici teria tentado interferir na escalação do selecionado de 1970 — assumido depois por Zagalo: "Eu não digo a ele como escolher seu ministério, e ele não deve me dizer como escalar meu time". Bola e política: coisa antiga no Brasil. Para ler a reportagem inteira, clique aqui. O NYT pede um registro: é rápido, simples e gratuito.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.