Topo

Reinaldo Azevedo

O oprimido é a mulher pelada do adolescente ideológico que é o PT. E um pouco de Casablanca

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h13

Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em "Casablanca": nós nos importamos com a vida de indivíduos
Agradeço enormemente pelos muito links que têm sido postados para o meu blog. Não é que não retribua por ingratidão. É que sou compulsivo. Escrevo feito um maluco. E acabo sem tempo de navegar fora dos sites noticiosos de política, economia e alguns jornais estrangeiros. Ponham aí mais alguns telefonemas para conversar com algumas pessoas para, digamos, ajustar o taco, e o tempo se esvai. Mas é claro que estou grato à blogosfera. Este é um território em que, definitivamente, os que defendemos corrigir os males da liberdade com mais liberdade estamos na frente. Por mais que os petralhas tentem, não conseguem. Imagino por quê. Há uma hora em que o raciocínio tem de viajar além da lógica da vítima e do algoz, e aí eles travam. Antes, exerciam o destruidor poder das vítimas; agora, a falta de limite dos algozes. Trata-se de uma doença do espírito, que se cura com leitura, reflexão, dedicação, disciplina, método. A esta altura, o leitor petralha já dispara: "Quero ver você exigir método de um pobre esfomeado". Vocês sabem: o esfomeado é a mulher pelada do adolescente ideológico que é o PT… Ele sempre precisa de um oprimido explícito em página dupla. É óbvio que gente que se dedica ao debate na blogosfera é, no, máximo, um advogado putativo dos oprimidos. A maioria só os conhece de ouvir falar. E só por isso a sua indignação sai vertida na forma de raiva; só por isso alimentam ilusões escatológicas, finalistas. A maioria se vê, no máximo, como os professores franceses de Pol Pot. Ninguém quer ir pro meio do mato comer de vez em quando uma raçãozinha de arroz. É isso aí: a Internet é a nossa resistência; a Internet é o desenho do peixe dos primeiros cristãos; é a Marselhesa da Resistência, como no filme Casablanca. Quando os alemães invadem o boteco, até as putas se levantam e cantam: "Marchons, marchons…" O Blog do Reinaldo Azevedo é o Rick's. Bogart (Rick) diz mais ou menos o seguinte para Ingrid Bergman (Ilse) pouco antes de o avião decolar para Lisboa: "O que são os nossos problemas em face do que acontece no mundo? Um punhado de feijão?". Está entre aspas, mas não é literal. Este blog se interessa por indivíduos, por punhados de feijão.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.