Topo

Reinaldo Azevedo

Rainha, a indústria de invasões e uma idéia

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h09

José Rainha, lembram-se dele?, foi visto dias desses em Brasília chegando e saindo de jatinho, visitando órgãos federais. Já se sabe o que ele foi fazer lá. Revela-o o Estadão em reportagem nesta segunda. Vai criar um superfrente de invasões de terra em São Paulo. É claro que o objetivo é criar turbulência em ano eleitoral. E não para Lula. Rainha não é muito querido nem no MST. Mas o PT o adora. Bem, espero que o governo de São Paulo, sob Cláudio Lembo, saiba qual é o desejo da população: ocupou área produtiva, tem de desocupar. Nem que seja debaixo de porrete. Aliás, eis aí: caso Rainha cumpra a ameaça, é uma boa chance para chamar a Força Nacional de Segurança de Márcio Thomaz Bastos. O que lhes parece? Já que os policiais estarão ocupados combatendo o crime organizado, os homens do ministro da Justiça viriam se encarregar de retirar seus companheiros de terras invadidas. Fica um conselho. Segue trecho da matéria de José Maria Tomazela: "O líder do Movimento dos Sem-Terra (MST), José Rainha Júnior, está criando uma "frente única" de movimentos para pressionar pela reforma agrária no Estado de São Paulo neste ano eleitoral. A primeira ação conjunta está prevista para este mês, com a invasão de 20 fazendas no Pontal do Paranapanema e na Alta Paulista, no oeste do Estado. Já aderiram à nova frente o Movimento dos Agricultores Rurais Sem-Terra (Mast), o Unidos pela Terra (Uniterra), a Associação Renovadora Sem Terra (ARST) e o Movimento Nacional e Federal (MNF). Os líderes se reuniram na última sexta-feira em Presidente Venceslau, no Pontal, para definir as tarefas. Juntamente com a ala do MST ligada a Rainha, esses grupos mantêm 21 acampamentos no Estado e reúnem cerca de 10 mil militantes, dos quais 3,2 mil acampados. "A reforma agrária está parada e vamos cobrar o governo de uma forma mais firme", disse Milton José da Silva, presidente do Mast, referindo-se ao governo do Estado, hoje ocupado por Cláudio Lembo (PFL). A estratégia das ações será definida em nova reunião, no dia 21." Leia mais aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.