Topo

Reinaldo Azevedo

Vedoim pai diz que, sob Lula, Casa Civil passou a centralizar a liberação de emendas parlamentares

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h59

Eu disse a vocês que Darci Vedoim, o pai, um dos sócios da Planam, está disposto a fazer barulho. Pois ele sustentou à CPI dos Sanguessugas que, a partir do governo Lula, as verbas de emendas só eram liberadas com autorização da Casa Civil. O titular da pasta, antes da atual ministra, Dilma Rousseff, era José Dirceu. Trecho da reportagem de Expedito Filho e Sônia Filgueiras: "No depoimento que deu à CPI dos Sanguessugas no início deste mês, o empresário Darci José Vedoin, dono da Planam, disse que a liberação de recursos para as emendas orçamentárias que permitiam a compra das ambulâncias dependia obrigatoriamente da Casa Civil da Presidência da República. 'Quem aprova e quem paga chama-se Casa Civil. Só paga (libera recurso para a emenda) para quem votar junto com ele', afirmou em depoimento reservado tomado por sete integrantes da CPI e ao qual o Estado teve acesso. O dono da Planam chegou a informar que sabe o nome do funcionário responsável pelas liberações, mas disse que só o revelaria em juízo. 'Não tenho provas. Isso eu vou falar na Justiça' (…). Darci confirmou aos integrantes da CPI que o procedimento das listas centralizadas na Casa Civil começou a partir de 2003. Nessa época, quem atuava como sub-secretário de Assuntos Parlamentários da Casa Civil era Waldomiro Diniz, demitido depois de ser flagrado em uma gravação de vídeo pedindo propina de 1% ao bingueiro Carlinhos Cachoeira." Clique aqui para ler mais

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.