Topo

Reinaldo Azevedo

Diálogo de Joesley com Aécio não traz crime nenhum!

Reinaldo Azevedo

30/05/2017 07h39


Joesley Batista, aquele que armou tudo, deve estar tentando alguma coisa (Foto: Reprodução)

É do balacobaco!

Vamos ver. Se "métodos não-convencionais" de investigação são empregados pelas autoridades, então tudo é permitido, e o Estado de Direito está morto. Como numa antiga música, "tudo o que vier vem bem".

A Folha traz hoje reportagem (clique aqui) que reproduz um diálogo do senador Aécio Neves (PSDB-MG) com Joesley Batista, que gravava as conversas.

Os dois estão a falar claramente da operação "Carne Fraca", que deveria ter sido chamada de 'Vaca Louca"… E ambos se manifestam em favor da saída "desse cara". O "cara", é plausível supor, deve ser Leandro Daiello, diretor-geral.

Agora que a gente sabe que o empresário gravava a conversa, nota-se claramente a indução. Diz o bilionário que hoje está a ver o Central Park — reproduzo um trechinho:

Joesley: E esse modus operandi? Tem que parar essa *****, isso ..vamos dizer ….ah resolve? Não …isso é que é o problema do Brasil. Seguinte: o MP e PF, eles agem de forma inconsequente, Aécio ….inconsequente…
Aécio: Acima da lei inclusive. Cometendo crime.
Joesley: É… Crime.
Aécio: Esses vazamentos, essa **** toda, é uma ilegalidade.
Joesley: Não vai parar com essa ****?

Notaram o Joesley Folgadão a preparar a armadilha? Na conversa, Aécio conta que havia pressionado Temer, junto com outros empresários, a mudar a cúpula da PF.

Cabe a pergunta: e daí?

Trata-se, por acaso, de crime? De obstrução da Justiça? É de um ridículo sem tamanho. Um parlamentar da base aliada é livre para pressionar o chefe do Executivo a demitir do porteiro ao diretor-presidente de um ente estatal. Cadê a pressão ilegal supostamente feita pelo senador mineiro?

Podemos não gostar da conversa. Isso é outra coisa.

Leiam este outro trecho:
Joesley ponderou que era uma boa chance para trocar Daiello. "Não vai ter outra. Porque nós nunca tivemos uma chance onde a PF ficou por baixo, né?", disse o empresário. Aécio concordou: "Aí vai ter quem vai falar, 'é por causa da Lava Jato'. [O governo pode responder] 'Não, é por causa da Carne Fraca"'.

Que se investiguem as circunstâncias do pedido de dinheiro que Aécio fez a Joesley — nota: se não houver a evidência de que ofereceu contrapartida, o mineiro será acusado, nesse caso, do que exatamente? Mas isso dirá o futuro.

O que é intolerável é chamar de obstrução da Justiça a pressão legítima de um parlamentar.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.