Topo

Reinaldo Azevedo

Janot cede à Odebrecht e mantém sigilo das delações sobre corrupção em outros países

Reinaldo Azevedo

30/05/2017 06h21

Rodrigo Janot: de vez em quando, não é que ele dá uma dentro? Mas haverá protestos (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Não que elogiar uma decisão de Rodrigo Janot seja algo que eu faça com gosto. Não mesmo!  Mas até ele pode acertar. E acertou quando acatou o pedido da Odebrecht para, como informa a Folha (clique aqui), "manter o sigilo das informações sobre corrupção em países estrangeiros reveladas pela empreiteira em acordos de delação premiada e leniência".

Vamos lá. A empresa está sendo investigada em nove países. As delações feitas no Brasil estão subordinadas a um acordo. Parece razoável que tais informações sejam compartilhadas apenas com aqueles que estabelecerem negociações com a empresa.

Nesse caso, então, depoimentos e provas poderão ser compartilhados. Até agora, só a República Dominicana fechou um acordo o grupo, que é investigado também nos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Portugal, Venezuela, Angola e Portugal.

Sim, Janot acertou, mas é possível que alguns de seus fanáticos protestem.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.