Topo

Reinaldo Azevedo

Texto de Zveiter sai hoje; Globo ainda não tem maioria para depor Temer; Maia jura não ajudar

Reinaldo Azevedo

10/07/2017 06h07

Uma das milhares de pichações das esquerdas contra a Globo. Agora, estão do mesmo lado. Alguma explicação há de ter

Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra Michel Temer na CCJ, deve apresentar na tarde desta segunda o seu parecer na CCJ. Nove entre dez observadores apostam que, apesar da fragilidade da denúncia, ele lerá um texto favorável às Organizações Globo — e, pois, contrário ao presidente. Afinal, quando se está convicto, por que apresentar provas para depor o chefe do Executivo, né?

Temer está se negando a obedecer ao editorial do jornal "O Globo", que ordenou que renunciasse. Assim não dá! Afinal, quem manda aqui?

Gente que faz uma conta realista aposta que o governo dispõe de 39 votos na comissão e pode achegar a 41. O esforço do governo é para votar a denúncia antes do recesso, que começa no dia 18. Temer recebeu Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, neste domingo. Este não assegurou nenhum esforço especial, e legal, para liquidar a questão antes do recesso.

O que querem os que pretendem depor Temer? Que as coisas se arrastem para o segundo semestre, na aposta de que a situação política vai se deteriorar. Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da CCJ, dá sua cota ao atraso. Decidiu ouvir os titulares e membros da CCJ, além dos líderes… Ele é candidato ao governo de Minas… Cuidado, hein, Pachecão! Pode ter de enfrentar Rodrigo Janot…

Esses debates devem demorar… 40 horas!

O governo faz o certo e atua para que os líderes da base substituam eventuais votos contra o governo. Os mais salientes são mesmo os tucanos… Parece que a desgraça que já colheu o partido lhes parece pouco. Dedicarei um post aos valentes.

Se o governo dispõe ou não de maioria na CCJ, eis uma coisa um tanto incerta. Mas ninguém duvida, nem os que querem Temer pelas costas, de que inexistem os 342 votos para depor o presidente.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.