Topo

Reinaldo Azevedo

Janot pede para transformar prisão de Joesley e Saud de temporária para preventiva

Reinaldo Azevedo

14/09/2017 19h45

Quem acompanha este blog já leu,  há dias, que eu disse que cabia prisão preventiva, em vez da temporária, completamente arbitrária. Hoje mesmo escrevi: "Mas Janot, em vez de surpreender os bandidos com uma ação fulminante, que incluísse prisão preventiva e mandado de busca de apreensão, optou por uma entrevista coletiva no dia 4. Anunciou as possíveis falcatruas e deu tempo aos suspeitos de, se preciso, eliminar provas. Prisão meramente temporária só foi pedida no dia 8. Mandado de busca e apreensão só foi expedido no dia 11."

Agora, no apagar das luzes, leio no no G1; comento mais tarde:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou no início da noite desta quinta-feira (14) ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para transformar de temporárias para preventivas as prisões dos executivos Joesley Batista e Ricardo Saud, da J&F.
A prisão de ambos, que tinha prazo inicial de cinco dias, vence nesta quinta. Janot poderia pedir prorrogação do prazo por mais cinco dias, mas decidiu pedir a conversão em preventiva, modalidade de prisão que não tem prazo definido para terminar.
Joesley e Saud foram presos no final de semana sob suspeita de terem omitido informações no acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público Federal na Operação Lava Jato.
Mesmo que não haja alteração na modalidade de prisão, Joesley continuará preso em razão de uma decisão da Justiça Federal de São Paulo, que decretou a prisão preventiva em outra investigação, que apura se o empresário usou informações privilegiadas para obter lucro indevidamente no mercado financeiro.
Mais cedo nesta quinta, os dois executivos compareceram a um interrogatório na Polícia Federal, em Brasília, mas decidiram ficar calados.
O advogado de Joesley e Saud, Antonio Carlos Castro Machado, o Kakay, afirmou que eles ficaram em silêncio em razão da iminência de Janot pedir a retirada dos benefícios do acordo de delação premiada.
Pelo acordo, os dois, delatores da Operação Lava Jato, ganhariam imunidade, isto é, a garantia de que, em troca das informações que forneceram, não seriam presos.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.