Topo
Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

J&F condenada a pagar R$ 16 mi a Funaro; grupo usou delação para não quitar dívida, diz juiz

Reinaldo Azevedo

2029-09-20T17:13:37

29/09/2017 13h37

No Painel, da Folha:

O doleiro Lúcio Funaro venceu batalha contra a J&F na Justiça de SP. O grupo foi condenado nesta semana a pagar R$ 16,2 milhões, além de juros de mora, ao delator. Funaro alega que os irmãos Batista não quitaram todos os valores de um contrato de consultoria que firmaram com ele após a fusão dos frigoríficos JBS e Bertin. A defesa dos empresários alegou que o trato era fictício e servia apenas para maquiar o repasse de propinas. O juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi não engoliu.

Sempre ele 

Os advogados da J&F usaram as delações de Joesley Batista e Ricardo Saud na ação para sustentar o argumento de que o contrato com Funaro seria uma cortina de fumaça para o pagamento de vantagens ilícitas ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Lição de moral 

O juiz do caso não se mostrou convencido. "A impressão que se tem é que a ré [J&F] tenta incluir a dívida no rol de operações ilícitas realizadas com Lúcio Funaro, valendo-se, portanto, de sua própria torpeza para afastar a cobrança do que sabe ser devido."

Me interessa

Aliados do presidente Michel Temer acreditam que podem utilizar o impasse entre Funaro e a J&F para desacreditar as delações de ambos. Como há contradições e até disputas judiciais, os partidários do peemedebista acompanham com lupa qualquer movimento nos dois lados.

Com substância

A PF pediu nesta semana mais 15 dias para concluir relatório sobre a prática de crimes de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada pelos Batistas.

Mina de ouro

Os investigadores ainda trabalham na análise de provas colhidas nos celulares apreendidos durante a operação.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, jornalista, é colunista da Folha e âncora do programa "O É da Coisa", na BandNews FM. É autor de "Contra o Consenso", "O País dos Petralhas I e II", "Máximas de um País Mínimo" e "Objeções de um Rotweiler Amoroso".

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.

Mais Reinaldo Azevedo