Topo

Reinaldo Azevedo

Previdência 2: Como? Você quer Schopenhauer em vez de Marun? Quanto voto tem Schopenhauer?

Reinaldo Azevedo

23/11/2017 07h11

Carlos Marun e Schopenhauer: quem consegue os votos para a reforma da Previdência, que pode evitar a falência do sistema?

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) deverá ser nomeado ministro das Relações Institucionais. Aí se lê sobre ele: "Foi fiel a Eduardo Cunha…" É mesmo? Quase todo o partido na Câmara foi. Rodrigo Maia, presidente da Casa, que é do DEM, foi um desses muito fiéis. E, como se sabe, Marun teve atuação importante no combate ao golpe que se tentou desfechar contra o presidente. Dado o contexto, o ministério é um merecimento. Convenham: num determinado momento, defender o presidente implicava opor-se à quase unanimidade da imprensa, tendo o Grupo Globo na vanguarda da turma que gritava "Fora, Temer".

O próprio Rodrigo Maia, que parece ter-se aquietado um pouco, deixou-se piscar pela mosca azul. Eu sei que dói aos ouvidos dos sensíveis, não? Mas o fato é que o país estaria hoje numa enrascada dos diabos se num determinado momento, não houvesse um Marun para aguentar os embates no Congresso.

E notem que há algo de emblemático no fato de que Marun deve ir para o Ministério das Relações Institucionais, ocupado pelo tucano Antônio Imbassahy (BA), que fez um bom trabalho e foi fiel ao presidente. Mas parcela significativa do PSDB tentou nada menos do que a deposição de Temer. Em vez de a legenda buscar parte dos louros pela recuperação da economia, que está em curso; em vez de exaltar o fato de que o saneamento da Petrobras é obra de Pedro Parente, um dos seus, tivemos o quê? A pressão em favor da debandada.

Política se faz no mundo real.

Desde sempre se soube que a reforma da Previdência era uma tarefa difícil. Mas é fato que teria sido aprovada se não fossem as tentativas de golpear o presidente, desfechadas pelo eixo Janot-Joesley-Fachin.

Temer tenta agora salvar o possível, mas que já implicará um ganho extraordinário: quer aprovar o limite de idade para aposentadorias, as regras de transição e, questão central, unificar os modelos privado e público de Previdência.

Se conseguir, terá ido mais longe, também nesse particular, do que qualquer outro presidente antes dele, como já fez no caso da reforma trabalhista. Mas com uma diferença fundamental: terá realizado esses verdadeiros prodígios em menos de dois anos, enfrentando duas tentativas de golpe.

Como? Você não gosta de Marun, prefere Schopenhauer, mas quer a reforma da Previdência?

Pois não!

Quantos votos Schopenhauer consegue para a causa?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.