Topo

Reinaldo Azevedo

Fazenda revisa crescimento para 3% em 2018; 3,3% se houver reforma

Reinaldo Azevedo

14/12/2017 16h13

Ah, bem, você pode achar que o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, está apenas fazendo firula e lobby em favor da reforma da Previdência. Mas não! Ele está lidando com números.

Meirelles antevê que a economia vai crescer 3% no ano que vem, não mais os 2%, que era a última estimativa oficial da Fazenda, já superada, diga-se, pelas expectativas do mercado no Boletim Focus: nesta segunda, esse índice ficou em 2,6%. Para este ano, o ministro aposta em 1,1%, ante 0,9% do Focus.

Coincide, como sabem, com o que tenho dito aqui.

O ministro também pondera o efeito da reforma da Previdência sobre o PIB. Para ele, se for aprovada, o impacto positivo no PIB no ano que vem seria de 0,3 ponto percentual: a expansão seria, então, de 3,3%. Caso a mudança não prospere, em vez de 3%, a economia se expandiria 2,85%, ou 0,15 ponto percentual a menos do que o centro de sua previsão e 0,45 ponto abaixo do potencial quando se considera a reforma.

O secretário de Acompanhamento Econômico, Fabio Kanczuk, explica como se chegou a esses números:
"Um exercício que fizemos indica que o mercado vê um terço de chance de se aprovar a Previdência. A conclusão é que, se a reforma for aprovada, o choque positivo é muito mais forte do que se não for aprovada".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.