Topo

Reinaldo Azevedo

Manifestantes em favor de Lula inflam boneco em minha homenagem e me tratam como sua mais nova referência intelectual

Reinaldo Azevedo

24/01/2018 21h44

Vejam esta imagem. Ainda voltarei a ela.

Dilma Rousseff, a numinosa, resolveu certa feita rearranjar o ditado-clichê, segundo o qual "quem está na chuva é pra se molhar". Hegeliana desde criancinha, a ex-presidente vive atormentada pela dialética e está sempre à caça da contradição que conduza o pensamento a um novo salto. Na sua adaptação, ficou assim: "Às vezes, quem está na chuva não quer estar na chuva, e essa é a contradição". Isso já deve ter uns três anos. Ainda não domino toda a extensão do que ela quis dizer. Só sei uma coisa: ela tentou ser profunda.

Bem, eu estou na chuva e quero estar na chuva. Logo, o molhar-me faz parte do jogo. Nem considero um preço a pagar, mas uma condição a cumprir. E ponto.

O site de humor "Joselito Müller", que acho de fato engraçado — há algum tempo, confesso, não acompanho, mas gosto sempre que vejo —, resolveu me sacanear com a imagem que vai lá no alto e com o seguinte texto (volto em seguida):

PORTO ALEGRE – No dia em que a apelação criminal do ex-presidente Lula foi julgada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, uma cena chamou a atenção na manifestação que se opunha à condenação do petista.

Um boneco gigante do jornalista Reinaldo Azevedo foi inflado por aqueles que há não muito tempo o adiavam em razão de seus posicionamentos.

Azevedo foi mencionado recentemente pelo ex-presidente Lula, que chegou a recomendar à imprensa que fizesse como "Reinaldo Azevedo e lesse a sentença" que o condenou.

Azevedo tem sido um duro crítico da Operação Lava Jato, o que tem agrado (sic) os apoiadores de Lula, que vão ainda mais longe que o referido jornalista, ao afirmarem que a operação faz parte de uma ação orquestrada pela CIA para tomar as reservas de petróleo do Brasil.

Entre os defensores de tal tese, está a filósofa Marilena Chauí, que chegou a afirmar que o juiz Sérgio Moro é um agente da CIA.

Voltei
É evidente que isso não me irrita, não me agasta, não me faz sentir-me um "incompreendido". Tenho noção dos distintos graus de compreensão dos contemporâneos, hehe, e, por isso, estou preparado para a reação dos idiotas, que me acusam de petismo porque sustento — e, depois do julgamento, estou ainda mais convicto — que Lula foi condenado sem provas no caso do tríplex de Guarujá.

E não! Não estou incluindo o site de humor entre os "idiotas". Na verdade, a página faz justamente blague dessa acusação. Se compartilha ou não dessa visão, pouco interessa. Ainda que toda piada só faça sentido se estiver, de algum modo, referenciada na realidade, uma piada é uma piada é uma piada. Não pode ser tomada como expressão de um pensamento.

De resto, a graça faz sentido. Com efeito, sou um crítico da Lava Jato. Com efeito, sou dos poucos, se não for único, que, embora adversários intelectuais ferrenhos do PT, dizem com todas as letras que sua eventual volta ao poder teria um efeito nefasto para o país.

O sistema que defendo não tem como marco fazer a vontade do PT ou contrariar o PT. O partido não define as minhas escolhas.

Exceção feita ao "Reinaldeco", não há nada de falso no texto publicado por "Joselito Müller". Aliás, essa página já me lançou para ministro do Supremo, rsss.

"Ridendo castigat mores": rindo, moralizam-se os costumes. É a frase que acompanha a imagem do Arlequim. Piada é piada. Mas a comédia também tem uma função purgadora porque não faria sentido se não expusesse verdades ou mentiras influentes e/ou inconvenientes.

E qual é a verdade contida no gracejo de "Joselito Müller"? Está no fato de que o comum e o corriqueiro é que pessoas de esquerda declarem a inocência de Lula, e os de direita ou liberais, como sou, a sua culpa. Poucas pessoas são tão avessas ao petismo, às suas teses, à sua ideologia como sou. Mas aqui não passa em branco uma condenação sem provas.

Os petistas não fizeram o "Reinaldeco", mas deveriam fazê-lo. É claro que logo dariam um jeito de murchá-lo quando eu começasse a defender as qualidades do governo Temer, uma privatização radical que venda até escolinha de Jardim da Infância, a absoluta legalidade e legitimidade do processo que depôs Dilma Rousseff…

Nota — Alô, turma do site: saiu "agrado" em vez de "agradado".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.