Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro, o galinheiro, os ovos e opinião como cloaca do capeta

Reinaldo Azevedo

28/03/2018 21h03

Não há fala ruim que Jair Bolsonaro não possa piorar. Boa parte das pessoas que têm cercado e atacado os ônibus da caravana do PT gritam o nome do deputado, que deve disputar a Presidência da República. Isso significa que os autores dos tiros contra o ônibus são bolsonaristas? Não significa. É preciso investigar

Mas é certo que o deputado pode fazer uma declaração que estimule esse tipo de ataque ou que o desestimule. E ele resolveu estimular. Com aquela conhecida delicadeza, resolveu apelar a galinheiros e ovos para emitir uma opinião que parece saída da cloaca do pensamento.

Segundo o presidenciável, numa frase de efeito que certamente foi pensada por seus estrategistas, "Lula transformou o país num galinheiro e agora colhe os ovos".

Bem, não são ovos, são tiros.

O deputado ainda acrescentou: "O ônibus do PT já está todo atirado. Já está todo sujo de outra coisa. Não precisa fazer nenhum atentado contra vocês, não."

Eis a que ponto chegamos. Falas assim só contribuem para o ciclo de violência. Sim, Bolsonaro, ao fazê-lo, cola-se ainda mais a seus radicais. Mas também dá uma contribuição inestimável ao petismo, que se apresenta com ainda mais verossimilhança como vítima de uma perseguição.

Bolsonaro está dizendo que o PT é o responsável último pelos tiros de que foi alvo. Vale dizer: é um caso em que o culpado é a vítima.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.