Topo

Reinaldo Azevedo

Os grupos antipetistas têm a obrigação moral de aplaudir o PT: 5 dos 6 votos são indicações do partido

Reinaldo Azevedo

04/04/2018 22h46

Vejam vocês: o PT indicou cinco dos seus votos contra o habeas corpus a Lula e, portanto, a favor de sua prisão imediata: Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Só Alexandre de Moraes não é da lavra dos companheiros.

Três dos cinco votos a favor do habeas corpus vêm de ministros indicados por presidentes demonizados pelo PT, ainda que tenha se aliado, depois, a dois deles: Celso de Mello, indicado por José Sarney; Marco Aurélio, indicado por Fernando Collor, e Gilmar Mendes, indicado por FHC.

E por que os antipetistas deveriam aplaudir Lula e Dilma?

Vai ver a dupla só pensasse na independência do Supremo quando escolheu ali alguns valentes.

Bem, esse post é uma ironia, claro!

A verdade é que pesou, em pelo menos três dos cinco casos, a questão ideológica. Eram pessoas escaladas para levar ao Supremo a "visão do partido".

Rosa veio das hostes familiares dilmistas; foi uma escolha do ex-marido da ex-presidente.

Barroso foi indicado pela banda petista ligada à guerra cultural e de valores. Era para mudar, vamos dizer assim, o padrão conservador da sociedade com as chamadas questão ligadas a comportamento.

E Fachin veio com as bênçãos do MST e do "revolucionário" João Pedro Stédile.

E Fux? Bem, não tem vínculo ideológico com a legenda, mas só foi escolhido porque prometeu que "mataria a bola no peito" no caso dos acusados do mensalão. Saiu da esfera de influência de Sérgio Cabral. Justiça se lhe faça: ele deu uma banana para o partido bem cedo. No mensalão, já jogou a bola para o mato.

Barroso teve uma atuação favorável aos interesses do partido no julgamento do mensalão. Colaborou para reduzir a pena de José Dirceu, de Delúbio Soares e de João Paulo Cunha. Criticou o STF por considerá-lo muito duro em matéria penal.

Quando a impeachment de Dilma ainda era incerto, criou dificuldades para o andamento do processo e deixou claro que seus alvos estavam em outros partidos, como PMDB e PSDB — isso continua, mas…

Mas Dilma foi impichada, e o PT caiu em desgraça.

Eis que surgem no horizonte, juntando-se a Fux, mais dois Torquemadas do direito penal, inclusive contra o petismo, em cujo prato comeram.

A propósito: estou pouco me lixando para as traições praticadas por aqueles que o PT tinha como seus instrumentos.

O problema é que essa gente, ao agir para mostrar que trocou de senhores, põe em risco a Constituição e a segurança jurídica.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.