Topo

Reinaldo Azevedo

Quanto mais se aproxima a eleição, mais cresce a instabilidade política promovida pelos cegos de tanta luz e pelos idiotas

Reinaldo Azevedo

06/04/2018 07h56

Sabem o que mais impressiona? Em eleições anteriores, a seis meses do pleito, a imprevisibilidade estava dentro de um arco de possibilidades das coisas tangíveis. Por mais que pudesse haver uma turbulência ou outra, havia a aposta certa de que a aeronave pousaria. Hoje, como diria o poeta, a certeza está somente na inconstância. A cada dia, a esperança de que as coisas entrem nos eixos se mostra mais vã do que do que no dia anterior. Ao contrário: as incertezas só vão aumentando com o passar das horas.

E o que se colhe nas redes sociais e também em setores relevantes da imprensa profissional é ainda mais sede de sangue. É espantoso que o apelo ao cumprimento da lei seja tomado como mero esforço em favor da impunidade. E isso vai tornando, claro!, mais ousados os novos empoderados. No despacho em que determina a prisão de Lula, antes que se esgotasse um recurso que o próprio presidente do TRF-4, Carlos Thompson Flores, admite existir, o juiz Sérgio Moro escreve: "Hipotéticos embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico". Ora, ele não está lindando com uma mera questão de gosto. Trata-se nada menos do arcabouço legal. A frase não deixa margem para interpretação alternativa. Quando o juiz acha que algo "deveria ser eliminado do mundo jurídico", ele trata esse algo como se não existisse.

Assim, há as leis, e há as leis com as quais Moro concorda. E este segundo grupo dita as suas escolhas. A elas ele submete os seus jurisdicionados, cassando-lhes o acesso àquelas das quais ele discorda.

Há uma sede meio estúpida de recomeçar o país do zero, como se isso fosse possível. Já não se quer mais a reforma das leis e o consequente combate à impunidade. Exige-se uma fogueira purificadora, a ser gerenciada pelos bons e pelos puros. Tudo o mais constante, acreditem, isso não dá em boa coisa. Todos os elementos estão dados para uma crise política de longa duração. Até agora, os cegos de tanta luz não tiveram tempo de enxergar contrastes e nuances. Os fanáticos ainda estão no comando.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.