Topo

Reinaldo Azevedo

Governo brasileiro não aceita texto que insinua sanções contra Venezuela

Reinaldo Azevedo

21/05/2018 19h08

O governo brasileiro recusou-se a assinar documento emitido nesta segunda-feira (21) em Buenos Aires, no qual um conjunto de países insinua a adoção de sanções contra a Venezuela.

Esse novo texto —que se soma ao divulgado logo pela manhã pelo chamado grupo de Lima—  foi uma iniciativa da Argentina, encampada por Estados Unidos e Austrália, além de Canadá, Chile e México, os três últimos também firmantes do documento do grupo de Lima.

A recusa brasileira se deveu ao fato de que a legislação brasileira veta a imposição de sanções a qualquer país, a menos que tenham sido determinadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Não é o caso da ameaça presente no texto proposto pelos argentinos. Não especifica que tipo de punição seria adotada, mas faz a ressalva —comum nesse tipo de proposta— de que, seja qual for, não deve afetar a população venezuelana, e, sim, apenas os governantes.

Uma iniciativa com esse propósito jamais passaria no Conselho de Segurança porque seria vetada pela China e pela Rússia, os dois membros permanentes que são aliados do governo de Nicolás Maduro. (…)

Leia mais na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.