Topo

Reinaldo Azevedo

Maioria acha que inflação e desemprego não vão cair, diz Datafolha

Reinaldo Azevedo

12/06/2018 07h15

​Avaliando mal a situação econômica do país nos últimos meses, a maioria dos brasileiros acha que o desemprego e a inflação não vão cair no futuro próximo. A conclusão é de pesquisa Datafolha finalizada na quinta-feira (7). A expectativa para o futuro vinha melhorando desde novembro do ano passado, uma tendência interrompida neste mês na esteira da paralisação dos caminhoneiros.Placas com ofertas de emprego no centro de São Paulo – Danilo Verpa – 29.jun.2016/Folhapress

Ao avaliar a situação econômica do país como um todo, 38% acredita que deve ficar como está e 32% pensam que vai piorar —o último grupo era menor em abril, com 26% dos entrevistados. No fim de 2016, a expectativa de piora era a resposta dada por 41%, auge do pessimismo no governo Temer. De abril para junho, também permaneceu estável a parcela que acha que a inflação deve permanecer igual ou melhorar. A margem do erro é de dois pontos percentuais.

A inflação de maio mostra que, apesar de o índice ter subido nos últimos dois meses, ainda está em 2,86% no acumulado dos últimos doze meses, abaixo do desejado —a meta para 2018 é de 3% a 6%, sendo que o centro da meta é 4,5%.Em 2017, o IPCA foi de 2,97% e ficou abaixo do piso da meta pela primeira vez na história, o que gerou a necessidade de justificativa pelo Banco Central. Em carta ao Ministério da Fazenda, o BC disse que a meta não foi cumprida por causa da queda dos preços dos alimentos.
(…)
Na Folha

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.