Topo

Reinaldo Azevedo

Quando olhamos o conjunto da obra, fica claro que a Lava Jato devastou mesmo o terreno da centro-direita; a esquerda soube se defender

Reinaldo Azevedo

13/06/2018 05h16

Não deixa de ser curioso, não é mesmo?, o que se deu no Brasil quando analisamos os efeitos produzidos pela Lava Jato. A investigação começou na Petrobras e atingiu em cheio o PT, levando à prisão de seu líder máximo e, antes, à deposição de Dilma Rousseff. Quando se olha a coisa a partir do resultado, o que se tem é uma incrível fragmentação do campo liberal-conservador. Vale dizer: o estrago de longo prazo, para valer, se deu mais no terreno da centro-direita do que da esquerda, que, tudo comado e subtraído, continua a ser favorita na disputa.

Será assim porque a esquerda rouba menos, e a direita, mais? Os números do petrolão dizem que não. É que a esquerda soube se defender, e os outros tentaram dar piscadelas para seus algozes. Nunca funciona.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.