Topo

Reinaldo Azevedo

O bom lugar para o Supremo não é o da arena conflagrada; para Mendes, as votações da 2ª Turma devolvem o tribunal à sua normalidade

Reinaldo Azevedo

28/06/2018 07h37

É claro que o bom caminho do STF está em outro lugar, que não nessa arena conflagrada. Ministros podem ter ideologias e convicções. Mas o que se espera é que cumpram a ordem legal. Referindo-se às votações recentes na Segunda Turma, o ministro Gilmar Mendes afirmou que o Supremo voltou a atuar como Supremo. Uma corte superior é e, às vezes, tem de ser contramajoritária: vai de encontro às vagas de opinião em benefício do cumprimento da lei. E foi o caso. Não tenho dúvida de que o bom caminho nos diz que juízes, muito especialmente aos integrantes do Supremo, devem ouvir apenas o alarido da lei.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.