Topo

Reinaldo Azevedo

“Doação legal de campanha não pode ser prova de corrupção. Se você desestabiliza o ambiente político, deteriora o combate à corrupção”

Reinaldo Azevedo

18/07/2018 14h55

A avaliação que o cientista político Bruno Pinheiro Wandeley Reis faz dos erros cometidos em nome do combate à corrupção também é cirúrgica:
"Claro que há corrupção, mas forçamos a mão quando o STF admite no julgamento do senador Valdir Raupp (MDB-RO) que doação legal de campanha pode ser prova de crime de corrupção, pode ser propina. Se você desestabiliza o ambiente político em nome do combate à corrupção, você deteriora as condições do combate à corrupção. Publiquei até um artigo chamado "Lava Jato é o Plano Cruzado do combate à corrupção". Tem essa coisa, oba oba, euforia, vamos prender gente. Naquela época, tínhamos um problema regulatório sério, uma dinâmica econômica ruim, inflacionária. E aí você prende quem está remarcando preço. É o Plano Cruzado.
Agora é a mesma coisa. Temos um ambiente regulatório ruim para financiamento das campanhas e prendemos quem está operando conforme a música. Não é assim. Precisamos mudar nossas regras. Não podemos deixar, seja Odebrecht, seja João Doria, doar sem limite. Teto para doação deveria ser nominal.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.